Campus Tecnológico das Tílias
A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) está a desenvolver um projeto, em parceria com o Município do Fundão, que transformará profundamente uma área nobre da cidade do Fundão.
Trata-se dum projeto integrado, que engloba e liga as componentes turística, habitacional, formativa e laboral, denominado Campus Tecnológico Integrado das Tílias.
A requalificação da Estalagem da Neve, empreendimento icónico da cidade do Fundão, que faz parte da sua história e da memória coletiva das pessoas deste território, e sua recolocação ao serviço da comunidade, constitui uma parte importante do projeto,

A requalificação da Estalagem da Neve, empreendimento icónico da cidade do Fundão, que faz parte da sua história e da memória coletiva das pessoas deste território, e sua recolocação ao serviço da comunidade, constitui uma parte importante do projeto, que inclui ainda um espaço de formação e incubação de empresas, uma edifício de serviços, com capacidade para mais de 600 postos de trabalho, e uma área habitacional diferenciada, que prevê a construção de mais de 60 frações habitacionais, de diversas tipologias.
A requalificação do espaço Estalagem da Neve preservará a Casa do Bico, que se destinará a restauração, bar e alojamento, bem como a traça dominante dos jardins envolventes, que funcionarão como áreas de lazer e para eventos.
O projeto prevê também a requalificação e refuncionalização do restante edificado existente no espaço, com uma linguagem arquitetónica adequada ao local, que se destinará, nomeadamente, a espaços de formação incubação de empresas.
Para o terreno contíguo, localizado a poente da Estalagem, atravessado pela Variante da Tílias, está prevista a construção dum edifício de serviços e dum conjunto de edifícios habitacionais, de diversas tipologias, com uma linguagem arquitetónica diferenciadora.
O projeto conjugará, assim, a formação, a criação de emprego, a criação de habitação de elevada qualidade e o turismo e lazer.
A Misericórdia está convicta da importância que este projeto aportará à cidade do Fundão, bem como à economia e desenvolvimento local e regional.
Desta forma a Instituição contribuirá para o bem estar dos membros da comunidade em geral e rentabilizará o seu património em prol dos seus utentes, sobretudo, dos mais carenciados.
Este é mais um exemplo de que o trabalho institucional em parceria e de forma planeada acrescenta valor aos projetos.
Este projeto resulta dum trabalho sério, em parceria, entre a Misericórdia e o Município, que se revelou capaz de captar o interesse de empresas privadas.
O projeto foi apresentado na ultima Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, que, por unanimidade, o aprovou e conferiu à Mesa Administrativa os necessários poderes para a sua concretização.