Uma resposta social de qualidade
A Santa Casa da Misericórdia do Fundão assume, cada vez mais, uma importância estratégica no quadro da afirmação de uma sociedade que promova a coesão e a solidariedade social. Cumprindo a sua “missão” e honrando a sua história a Santa Casa da Misericórdia do Fundão tem vindo a alargar as suas valências e a aumentar as respostas sociais, de forma a estar em sintonia com as necessidades das pessoas neste tempo repleto de complexidade.
No fundo, esta instituição secular, ciente do peso da sua história, pretende estar à altura dos novos tempos, servindo a comunidade em que se insere, de uma forma qualificada, humana e solidária. Foi precisamente com base nestas referências que a Santa Casa da Misericórdia do Fundão deu uma resposta positiva ao desafio que lhe foi lançado para integrar, em 2007, uma “experiência piloto” no âmbito da criação da Rede Nacional de Cuidados Continuados. A experiência, iniciada no primeiro semestre de 2007, foi muito positiva e a instituição esteve à altura das melhores expectativas dos responsáveis nacionais da Rede de Cuidados Continuados Integrados pelo que foi convidada a integrar, com carácter permanente, a Rede Nacional.
A experiência acumulada desde o ano 2005 (com uma acção nesta área que, inicialmente contou com 10 camas e funcionou nas instalações do CAD – Centro de Apoio a Dependentes) a Unidade de Cuidados Continuados é hoje uma resposta social de qualidade e uma referência na Rede Nacional.
A funcionar no Edifício do Lar Nª Senhora de Fátima, este serviço conta com 32 profissionais que prestam serviços aos utentes que ocupam 20 camas, 10 camas na Unidade de Média Duração e Reabilitação e 10 camas na Unidade de Longa Duração e Manutenção. Estes profissionais prestam cuidados de saúde e de apoio social no quadro de uma nova resposta que promove a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia.
Os cuidados continuados integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra. Desde 2007 os nossos profissionais, de forma empenhada e em verdadeiro compromisso com a “missão” da prestação destes cuidados de saúde e de apoio social, deram a melhor resposta a 322 utentes que recorreram aos nossos Serviços.
Procuramos, todos os dias, melhorar e qualificar estes serviços. Por um lado, tem sido feito um grande esforço a nível global da gestão financeira da Santa Casa da Misericórdia do Fundão no sentido de proporcionar estabilidade a diversos níveis e, naturalmente, garantir a aquisição de serviços e de equipamentos que reforcem a qualidade dos serviços prestados aos nossos utentes. Este serviço, pela responsabilidade que encerra, está em permanente avaliação interna e externa. Os resultados têm sido muito positivos e tranquilizadores. Por isso, temos verificado uma procura exponencial da própria rede nacional de cuidados continuados e também de muitas centenas de cidadãos que nos procuram de forma a podermos apoiar as respectivas famílias na resolução de problemas que cruzam a saúde e a questão social. Por isso, entendemos que o alargamento deste serviço para 40 camas é mais do que justificado.