A Academia de Música e Dança do Fundão nasceu no seio da Santa Casa da Misericórdia do Fundão no ano de 1994 como um projeto de sensibilização dos jovens para as artes e ao qual aderiram logo no primeiro ano 106 alunos.
O reconhecimento da Academia como escola de ensino artístico, por parte do Ministério da Educação, aconteceu a 6 de dezembro de 1996. Presentemente, com autonomia pedagógica, são ministrados cursos de iniciação básicos e complementares.
O estabelecimento tem tido um papel decisivo no desenvolvimento cultural da região intervindo em atuações públicas através de concertos, intercâmbios, audições e ciclos musicais.
A par da afirmação cultural do projeto as boas práticas educativas têm-se traduzido na captação de cada vez maior número de alunos bem como na abertura de um polo da Academia na vila de Penamacor. O resultado e reconhecimento traduzem-se, igualmente, na oferta de ensino a 600 alunos da região e na realização de eventos culturais de escala. São os casos do Concurso Internacional Cidade do Fundão que reúne uma média de 200 jovens músicos por edição ou na realização de grandes concertos de Natal, Páscoa e outras datas aos quais vão centenas de espetadores.