Estudantes de Medicina interagem com Idosos

A futura médica e fundanense Mariana Ruão estabeleceu a ponte e os utentes da Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) no lar da Misericórdia têm interagido com um grupo de futuros médicos. Fazem-no no âmbito do projeto «VideoChamada com Idosos» que se desenrola com recurso a um computador portátil e uma aplicação informática que lhes permitem verem-se uns aos outros.

Estudam na Universidade de Coimbra, integram o Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, desde há vários dias conversam pela internet com mulheres e homens institucionalizados no mais antigo lar da SCMF.

Carmina Gouveia, Isabel Alves, Maria José Jerónimo, Ofélia Horte, Joaquim Costa Santos e Florentino Lampreia estão entre os seniores que mais do que uma vez por semana dialogam com os estudantes de Coimbra.

Mariana Ruão ainda não teve essa oportunidade. Contudo não esconde a alegria de perceber como o projeto, iniciado com o começo do Estado de Emergência por causa da pandemia covid 19, tem acrescentado valor às pessoas de idade que estão fechadas nos lares.

“Os relatos que me chegam dão-nos conta de pessoas bastante conversadoras, simpáticas e confortáveis com a interação dos estudantes”, revelou ao Santos da Casa Mariana Ruão.

As palavras da estudante de 2º ano em medicina confirmam o entusiasmo da equipa de animação sociocultural no lar da Misericórdia. Maria João Rico afirma que mais de uma vez por semana e durante mais de uma hora, os estudantes universitários acrescentam vida aos dias dos utentes.

“Contam histórias de vida, dizem-lhes de onde são, estimulam-nos a falar-lhes das tradições e gastronomia dos territórios”.  São momentos de interação e estimulo cognitivo que também versam “música tradicional, adivinhas e provérbios”, descreve Maria João Rico.

“Os jogos de adivinhas, mímica e truques de magia”, geralmente têm muito boa aceitação por parte das populações residentes em lares, acrescenta Mariana Ruão satisfeita com o feedback positivo que lhes chega a partir das Estruturas Residenciais para Idosos.